Boa tarde, amores, tudo bem com vocês?
Hoje eu trago uma resenha muito especial, pois eu estava desistindo dessa série, não estava gostando do modo que o autor contou os seis primeiros livros - estava ficando massante demais - por isso estava muito triste, mas decidi das mais uma chance para a série e adorei o desenrolar do sétimo livro, confesso que estou devorando-os agora.
Livro: A Cidade Sinistra dos Corvos
Autor: Lemony Snicket
Editora: Seguinte
Páginas: 232
Classificação:
Sinopse: Os irmãos Baudelaire não conseguem acreditar no que lêem na primeira página do jornal. Uma reportagem informa que o pérfido Conde Olaf raptou não apenas os irmãos Duncan e Isadora Quagmire, mas também Esmé Squalor. O texto não poderia ser mais enganoso: Esmé tinha sido tutora das crianças recentemente, e os Baudelaire sabem muito bem que o Conde Olaf nunca a sequestraria. Olaf e Esmé são na verdade aliados num plano maligno para se apropriar da fortuna das três crianças. Violet, catorze anos, é a mais velha dos irmãos Baudelaire, os órfãos mais desafortunados do mundo.
Klaus, o irmão do meio, tem treze anos e já leu mais livros do que qualquer criança de sua idade. Sunny, a mais nova, é um bebê pouco maior do que uma melancia. Assim como os irmãos Duncan e Isadora, as crianças Baudelaire perderam os pais num incêndio, e a amizade com os Quagmire era praticamente o único acontecimento feliz que havia acontecido nas suas vidas desde que ficaram órfãos. Nessa nova desventura eles terão de se haver com mais uma providência desastrada do Sr. Poe, um executivo de banco que tinha sido o primeiro tutor dos Baudelaire e ainda cuidava da fortuna dos irmãos.O Sr. Poe decide inscrevê-los num programa de adoção de menores, em que toda uma cidade se responsabiliza por crianças que tenham perdido os pais. O programa tem um slogan amedrontador: "É preciso uma cidade para educar uma criança".Violet, Klaus e Sunny são mandados para a apavorante cidade de C.S.C. e assim tem início mais um lamentável episódio da tenebrosa existência dos Baudelaire.
Em todos os livros, os irmãos Baudelaire, são perseguidos pelo Conde Olaf, que deseja roubar a herança que as três crianças conquistaram após a morte inesperada de seus pais em um incêndio misterioso. Eles já passaram por diversos tutores: o próprio Conde Olaf, Dr. Montgomery, Josephine Anwhistle, Serraria Baixo-Astral, Escola Preparatória Prufrock, Esmé Squalor e Jerome Squalor. Todos os finais foram trágicos, impossibilitando um final feliz para os órfãos (Motivo pelo nome da série).
Nesse sétimo tutor, as crianças se vêem obrigadas a ser educadas por uma cidade inteira, tendo como dever cuidar de toda a cidade de C.S.C., realizando todos os serviços que os moradores rabugentos desejarem, desde lavar louça até varrer todas as ruas da cidade. Eles ficarão hospedados na casa de Hector, que será encarregado de cuidar das crianças e fiscalizar se estão realizando todos os deveres.
Durante a história, os órfãos irão perceber que os trigêmeos Quagmire estão confinados na mesma cidade, e estão se comunicando através de dísticos, criando, assim, a aventura perfeita para nos amarrar dentro das 232 páginas.
Nesse livro, é criado um suspense em torno da sigla C.S.C., sendo confundida pelos órfão - no primeiro momento - com a sigla da cidade, que significa Cultores Solidários de Corvídeos. Esse mistério está presente em todo o livro, nos deixando com uma curiosidade para descobrir o que significa, pois este é o real plano do Conde Olaf, e se for descoberto, poderá ajudar os irmãos Baudelaire na missão de desmascarar e prender o conde.
Cada um dos irmão tem uma característica que os livra de todas as encrencas possíveis:
Violet: a irmã mais velha, que está com 14 anos, frequentemente inventa dispositivos para ajudá-la e aos seus irmãos em situações (super) perigosas, usando simples objetos. Sempre que Violet está inventando algo, prende seu cabelo com uma fita.
Klaus: é o irmão do meio, que completou 13 anos neste livro,sendo um grande leitor com uma memória fotográfica. Ele se lembra de tudo que lê, o que ocasionalmente ajuda os órfãos a fugir de situações perigosas. Ele parece sempre saber o significado das palavras que ouve.
Sunny: é a mais nova Baudelaire, sendo uma bebê que adora mastigar tudo que é duro e pontudo.
![]() |
Irmãos Baudelaire |
Curiosidades:
O filme "Desventuras em Série" é baseado nos três primeiros livros da série, sendo lançado em 17 de dezembro de 2004. Recebendo o prêmio Oscar em 2004, tendo vencido na categoria de melhor maquiagem e MTV Movie Awards, com indicação na categoria melhor vilão.
A Netflix fechou uma parceria com a Paramount para produzir uma série baseada na franquia literária Desventuras em Série, de Lemony Snicket (pseudônimo de Daniel Handler)
Espero que tenham gostado da postagem de hoje :)