Negrinha, A hora e vez de Augusto Matraga e Amor

    Depois de sumi, aqui estou! :)

    Bom dia, lindezas. Tudo bem com vocês?

    Hoje venho trazer três mini resenhas dos contos que estou sendo obrigada a ler (UNICAMP, te amo --'). Provavelmente não seja o estilo que vocês mais gostam, mas como estou me dedicando, apenas, a ler estes livros, achei que deveria fazer um post falando sobre eles pra instigar todos a conhecerem estes clássicos da literatura. Então lá vamos nós...








Livro: Negrinha
Conto: Negrinha
Autor: Monteiro Lobato
Ano: 1920
Páginas: 205


     O primeiro livro é, sem dúvidas, de um dos maiores autores brasileiros. Este livro é composto de 22 narrativas, sendo elas: Negrinha, As fitas da vida, O drama da geada, O Bugio moqueado, O jardineiro Timóteo, O fisco, Os negros, Barba Azul, O colocador de pronomes, Uma história de mil anos, Os pequeninos, A facada imortal, A policetemia de Dona Lindona,, Duas cavalgaduras, O bom marido, Marabá, Fatia de Vida, A morte do Camicego, "Quero ajudar o Brasil", Sorte grande, Dona Expedita e Herdeiro de si mesmo.

   O conto que tive que ler foi o Negrinha, um pequeno conto de 8 páginas (Como li por pdf, não sei ao certo a quantidade real), onde retrata a vida sofrida de Negrinha que foi adotada pela patroa pois era órfã.
    A história é contata no período pós Abolição da escravatura, então Negrinha era a única opção para a Dona Inácia descontar suas raivas e frustrações. Ela vivia no chão da cozinha, não podendo fazer barulho pois a dona da casa odiava barulho de criança. Um certo dia, veio para passar uns dias, as duas sobrinhas de Dona Inácia, trazendo todos os seus brinquedos e roupas de família rica da época, enquanto Negrinha ficava sentada no seu canto, as meninas podiam correr livremente pela casa, até um dia em que Negrinha ficou curiosa com uma boneca, e resolveu se juntar com elas para brincar.
   Ao ver aquela cena, Dona Inácia se apiedou-se e deixou as três garotas brincarem pela fazenda e durante esses dias de estadia das garotas, Negrinha descobrirá o que era a liberdade. Após a partida das sobrinhas, a pequena órfã teve que voltar para o seu devido lugas - o chão da cozinha - e assim, ela foi adoecendo, sentindo falta da liberdade, sabendo que provavelmente nunca mais viveria essa sensação. E aos poucos, Negrinha vai perdendo a vontade de comer, e com isso, morre deitada no seu "lugar", sozinha e com uma incrível beleza, de que, estará com os anjos que parecem com aquela linda boneca. (Lays chorou com esse fim)


Livro: Sagarana
Conto: A hora e a vez de Augusto Matraga
Autor: Guimarães Rosa
Ano: 1946
Páginas: 414

     Esta obra retrata um cenário sertanejo, com seus vaqueiros e jagunços, sendo dividido em nove narrativas, sendo elas: O burrinho pedrês, A volta do marido pródigo, Sarapalha, Duelo, Minha Gente, São Marcos, Corpo fechado, Conversa de bois,  A hora e a vez de Augusto Matraga.
     O conto lido, dessa vez, foi "A hora e vez de Augusto Matraga", ele se passa no sertão nordestino, sendo contado em terceira pessoa. Augusto Estêves, mais conhecido com Augusto Matraga é um fazendeiro influente na cidade onde mora, mesmo endividado. Não dando atenção para sua filha  Mimita e sua esposa Dionóra, que encontra consolo nos braços de Ovídio Moura.
     Matraga decide que sua família deve se mudar para uma fazenda no interior, e durante o trajeto, as duas fogem com Ovírio. Para honrar seu nome, Augusto pede que Quim vá a chácara do Major para encomendar as mortes, mas este responde dizendo que antes de fazer este serviço, Augusto precisa pagar suas dívidas. Com isso, Matraga decide mostrar , primeiramente, para o Major que quem manda naquela terra é Nhô Augusto e , só depois, matar os fugitivos.
     Na chácara é armado uma emboscada para acabar com a vida de Matraga, que por sorte, consegue escapar e é socorrido por um casal de negros, que cuidam dele e apresentam um padre. A partir desse momento, Nhô Augusto decide que não irá  mais pecar e que irá se arrepender de todos seus pecados para ir para o céu. Anos passam e ele encontra Joãozinho Bem-Bem, na pequena cidade onde se mudou, este ofereceu um lugar na sua equipe que foi rejeitada por causa da promessa.
     Matraga decide que está na hora de se mudar da pequena vila, e com isso, começou sua cavalgada no sertão até encontrar, novamente, o grupo de Joãozinho Bem-Bem em um vilarejo. Este estava lá para acerto de contas, e quando Matraga percebeu o que iria acontecer, decidiu lutar contra Joãozinho para que ele se arrependesse de seus pecados. E, após a briga, os dois morrem como irmão, arrependidos de seus pecados.

Livro: Laços de Família (Nãoooo, não tem nada a ver com a novela, hahaha)
Conto: Amor
Autor: Clarisse Lispector
Ano: 1960
Páginas: 135

     Naturalizada brasileira, Clarisse retrata neste livro  protagonistas que são pessoas comuns abaladas por uma epifania durante suas atividades do cotidiano, mostrando o quanto as donas de casa tentam lutar para balancear as exigências do casamento e da família, contendo 13 narrativas, sendo elas: Devaneio e embriaguez duma rapariga, Amor, Uma galinha, A imitação da rosa, Feliz aniversário, A menor mulher do mundo, O jantar, Preciosidade, Os laços de família, Começos de uma fortuna, Mistério em São Cristóvão, O crime do professor de matemática e O búfalo.
     O último conto contém 5 páginas (segundo o meu pdf hehe) mostrando a vida de Ana, seus pensamentos e seus medos em relação a vida e a sua família. Um certo dia, voltando para casa em um bonde, ela se depara com um cego e percebe que nem todos tem acesso as mesmas coisas, fazendo crescer dentro de si angústia e culpa por ser culpada , querendo ou não, por aquilo. Foi esse momento que a acordou para o mundo real, intensificando seu medo de poder perder sua família.


     Bom gente... Este, na verdade, é mais um resumo. Eles são bem pequenos, impossibilitando fazer uma resenha - e se fizesse, ficaria muito superficial e sem conteúdo - espero que tenham gostado, nem que seja só um tiquinho..
















6 comentários:

  1. Oi, estou te seguindo, poderia me seguir de volta? http://poltronadospoemas.blogspot.com.br/
    Amei seus posts <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada pela visita.

      Irei dar uma olhadinha no seu sim...


      Muito Obrigada *.*

      Excluir
  2. Laliiiii, eu não consigo mais ler livros assim. Não sei.
    Parabéns pra você mas, menina, que spoiler louco foi esse no primeiro conto??
    Como assim você falou que a menina morre?? Não pode, tadinha da neguinha.
    Parabéns pelas resenhas.
    ;**

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho a ler, Aninha... Os contos são muito pequenos, então é rapidinho.. hehehhehe

      Excluir
  3. Você ama livros não é mesmo?? que lindo *-*
    adorei as resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto sim, um hobby que amo

      Obrigada, fico feliz que estejam gostando :)

      Excluir