Resenha - Lisbela e o Prisioneiro

Boa tarde, queridosss! Tudo bem com vocês?

Hoje trago o último livro "novo" que está presente na lista da UNICAMP, esse, diferente dos outros, foi extremamente gostoso de se ler. Então, recomendo a todos que desejam começar a ler clássicos nacionais, esse é um ótimo livro para iniciarem.

Livro: Lisbela e o Prisioneiro
Autor: Osman Lins
Editora: Planeta
Ano: 2003
Página: 120

Sinopse: A fidelidade de Osman Lins à busca de uma expressão própria na ficção, decorrente de uma recusa à cômoda retomada do já conquistado e de uma fé inabalável no poder criador da palavra, foi reconhecida e admirada pela crítica brasileira e estrangeira, com raras exceções. No entanto, ele é um autor ainda pouco difundido. Por isso é oportuna esta publicação de 'Lisbela e o Prisioneiro'. Esta obra permite ao público entrar em contato com o texto, no registro dramático, de um autor meticuloso no uso da palavra e na arquitetura da peça. 'Lisbela e o Prisioneiro' foi sua primeira peça a ser encenada com sucesso. E com certeza, é a que até hoje teve mais alcance de público. Se muito da fama de uma peça deve ser creditado ao trabalho de direção, ao desempenho dos atores, à cenografia, ao figurino, à iluminação, ao som; outro tanto pelo menos também deve ser atribuído ao texto do dramaturgo.
Personagens: Jaborandi, Testa-Seca, Citonho, Paraíba, Ten. Guedes, Leléu, Juvenal, Heliodoro, Lisbela, Dr. Noêmio. Tãozinho, Frederico, Lapiau.


A estória é contada em três atos, se passando, sempre, na cadeia pública, em Vitória de Santo Antão/ PE. O teatro relata a fuga de Leléu, um rapaz "bom de papo" que dorme com todas as moças da cidade e, por isso, foi condenado. O delegado, em um lapso de consciência, decidiu levá-lo para sua casa durante um jantar, e assim, Leléu fugiu da prisão, fazendo com que o delegado respondesse um processo por esse ato, este diz que é persistente e que não descansará até colocá-lo na prisão novamente.
"Ten Guedes: Vocês podem encontrar homem persistente igual a mim. Mas é impossível. Comecei, termino. Está aí Citonho que não me deixa mentir. Eu com quatro anos de casado, minha patroa, que Deus a tenha em sua santa guarda, não tinha filho. Então, me disseram "Ah, Guedes Lima, isso é sífilis! O negócio é você tratar da sífilis. Toma Elixir de Nogueira". Tomei o primeiro vidro, nada;  o segundo, nada; o terceiro, nada. Aí eu disse: agora eu tomo o Elixir de Nogueira até minha mulher emprenhar. Remédio bom! Quando eu estava no oitenta e quatro vidro, a patroa me disse: "Lima, o negócio parece que deu certo". E deu mesmo. Vocês pensam que eu tenho o nome de Nogueira na família? Não. Mas botei o nome da menina de Lisbela de Nogueira. Lisbela de Nogueira Lima, em homenagem ao Elixir  de Nogueira. Eu sou assim (...)"
Assim surge o foco de todo o teatro, a senhorita Lisbela, que despertou o amor de Leléu desde a primeira vez que se viram. Mas, como todo romance, existe o empecilho, neste caso é Dr. Noêmio que é noivo de Lisbela e vegetariano.
A última vítima de Léleu, é irmã de Frederico, o homem que foi salvo, por Leléu, quando houve a fuga de um boi na cidade. Este disse que estava devendo um favor por ter salvo a sua vida - neste momento ele não sabia que Leléu era quem ele estava procurando - e ao descobrir que as duas pessoas eram a mesma, surge um dilema entre matar e desonrar sua palavra, ou manter a palavra e ferir sua honra. (Vou parar por aqui porque se não começo a dar spoiler hehe)
Os três atos são sempre contracenados na cadeia municipal, podendo ser nas celas ou na calçada. O mais interessante é que o livro é totalmente diferente do filme, pois o teatro, em si, consiste apenas nos minutos finais do filme.

Acredito que este livro é ótimo para quem quer dar muita risada, porque foi isso que aconteceu comigo, os personagens são extremamente caracterizados, tendo jargões e costumes locais, na minha opinião, um ótimo remédio para a tristeza :)

Curiosidades:


 No filme, a vítima dos papos de Leléu é a esposa(Virginia Cavendish) de Frederico(Marco Nanini). Sendo que no livro, a vítima é irmã do matador.
 O personagem vivido pelo ator Tadeu Mello é a junção dos personagens Citonho e Heliodoro.







Essa cena do filme é extremamente engraçada, não tem no livro, mas é muito divertida. haha (desculpa a resolução, foi a única que achei no youtube)




 Espero que tenham gostado da postagem de hoje..










10 comentários:

  1. Adorei seu post. Sou fã desse filme e vou ver de ler o livro agora.

    Obrigada pela dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico feliz em estar incentivando as pessoas a ler :)

      Blog Corujando ♥

      Excluir
  2. Oi flor , amei o post não sabia que tinha esse livro , já assisti o filme e gostei bastante !
    beijos, amei de paixão seu blog e já estou seguindo , te espero lá no meu!

    Está rolando um concurso cultural lá no blog , ia adorar se você participasse !
    http://garotaantenadas2.blogspot.com.br/2015/06/concurso-cultural.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muitíssimo feliz que estejam gostando do blog, muito obrigada

      Procure ele pra ler, é rápido de ser - em um dia você termina - hehe

      Blog Corujando ♥

      Excluir
  3. Oi!! Olha só como somos, conhecia o filme (inclusive assisti várias vezes), mas não sabia que existia o livro! Me despertou o interesse em ler!!! :) Ótimo post! :)

    www.blogdajanainasena.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada *.*

      O livro é muitíssimo legal, pena que está caro (em media de 40 reais)

      Blog Corujando ♥

      Excluir
  4. Não cheguei a ver ao filme, mas quando fazia o ensino fundamental eu apresentei esse livro com alguns colegas, como uma pequena peça. Acabei me encantando muito pela história! Gostei muito da sua resenha *-*
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que legal..
      Nunca participei de um teatro, deve ser extremamente excitante *.*

      Muitíssimo obrigada pelos elogios :D

      Blog Corujando ♥

      Excluir
  5. Olá floor, tudo bem?
    Nunca li esse livro, na verdade nunca o achei em nenhum canto :0
    mas o filme ja vi centenas de vezes e amei, um dos meus queridinhos. se encontrar o livro por uma de minhas andanças certeza que será comprado.
    beijo flor
    Edna

    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
  6. Nossa vai me ajudar muito na escola obrigada adorei vc

    ResponderExcluir