Resenha - Terra Sonâmbula

Boaaaaa tarde, meus queridinhos!

To de volta e tenho muitaaaa coisa gostosa pra postar aqui.. o/

Neste primeiro post, vou contar o meu pequeno drama ao ler Terra Sonâmbula, do autor Mia Couto (Não sejam loiras, como eu, é nome de homem '.'). O livro foi extremamente torturante, piorou ainda mais por eu inventar de fazer um resumo, aí o que era pra ser uma simples leitura torturante, se tornou um calvário.
Chega de lenga lenga, e bora começar a falar sobre o dito cujo...

Livro: Terra Sonâmbula
Autor: Mia Couto
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 208

Sinopse: Um ônibus incendiado em uma estrada poeirenta serve de abrigo ao velho Tuahir e ao menino Muidinga, em fuga da guerra civil devastadora que grassa por toda parte em Moçambique. Como se sabe, depois de dez anos de guerra anticolonial (1965-75), o país do sudeste africano viu-se às voltas com um longo e sangrento conflito interno que se estendeu de 1976 a 1992.
O veículo está cheio de corpos carbonizados. Mas há também um outro corpo à beira da estrada, junto a uma mala que abriga os "cadernos de Kindzu", o longo diário do morto em questão. A partir daí, duas histórias são narradas paralelamente: a viagem de Tuahir e Muidinga, e, em flashback, o percurso de Kindzu em busca dos naparamas, guerreiros tradicionais, abençoados pelos feiticeiros, que são, aos olhos do garoto, a única esperança contra os senhores da guerra. 


     O livro retrata Moçambique durante 30 anos, envolvendo a guerra anticolonial (1965-1975) e civil (1976-1992), relatando a cultura africana e a esperança do fim do massacre da civilização. Dentro do enredo, vemos duas histórias que são contadas paralelamente, a de Muidinga - que encontra um livro durante sua viagem e começa a lê-lo - e a de Kindzu - que é o autor do livro, onde ele retrata toda a sua vida -. Aparentemente, as duas histórias ocorreram em tempos distintos, mas ambas sendo assoladas pela guerra que está presente em todo o país.
     Este conto relata a vida de Muidinga, um órfão que viaja com o velho Tuahir a procura de seus pais. Durante seu trajeto, eles encontram um machumbombo (automóvel) e decidem descansar por lá - onde ficam até o penúltimo capítulo do livro- lá eles encontram uma maleta com diversos cadernos, neles contém a vida de Kindzu, que escreve toda a sua história para que ele possa retirá-la da memória para que não o atormente mais.
    Durante a história suas vidas começam a se entrelaçar, mesmo não tendo acontecido no mesmo período de tempo e começamos a descobrir que eles estão unidos pelo tempo. O livro é extremamente viajado, contém muita lenda africana (o que dificulta muito a leitura) e palavras coloquiais, é preciso ter muita imaginação para poder lê-lo..



Curiosidades: Existe uma adaptação cinematográfica, lançada em 2007, sendo uma co-produção portuguesa e moçambicana dirigida por Teresa Prata. (Coincidência ou não, foram os dois lados da Guerra Moçambicana - Portugueses sendo os colonizadores e Moçambicanos sendo os colonizados-)


     Como o livro é um dos obrigatórios para a Unicamp, resolvi fazer um resumo (que ocupou muito do meu tempo), onde encontra os principais fatos de cada capítulo. Segue a baixo o link para visualização.


Pegou o pdf? Dê créditos. ;)












5 comentários:

  1. A premissa do livro é interessante. Bela resenha!

    Seguindo

    Submerso em Palavras
    http://blogsubmersoempalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, esse livro é bem difícil de se ler, tem que ter muita paciência porque se não você desiste :/

      Excluir
  2. Parabéns pelo posts. Amei o livro também muito interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitoooo obrigadaaaa :D

      Fico feliz que vocês estão gostando *.*

      Excluir
  3. Foi o melhor livro que já li. Depois de quem é você Alasca?, amei

    ResponderExcluir