{Resenha} O Sal da Vida - Françoise Héritier

Olá pessoinhas, tudo bem com vocês? Hoje trago uma resenha simples e magnífica. Espero que ela desperte o interesse da leitura desse pequeno livro.


Título: O Sal da Vida
Autor: Françoise Héritier
Editora: Valentina
Páginas: 108
Ano: 2013
Saiba mais em: Skoob
Compre em: Submarino  Americanas  Amazon 


Sinopse: Existe uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações, além dos sentimentos poderosos e dos engajamentos políticos. É sobre isso que este livro fala. Sobre esse pequeno plus que nos é dado a todos: “O Sal da Vida”. Nesta meditação, nesta espécie de poema em prosa em homenagem à vida, totalmente íntimo e sensorial, a renomada antropóloga Françoise Héritier vai atrás das pequenas coisas agradáveis (às vezes nem tanto) às quais aspira o mais profundo do nosso ser: as imagens e as emoções, os momentos marcados de recordações que dão sabor à vida, que a tornam mais rica e mais interessante do que muitas vezes acreditamos que ela seja, e que nada nem ninguém poderá nos tirar, nunca, jamais!

Françoise criou um livro simples, sutil e magnífico, mostrando como nossa vida é regrada e que devemos nos compreender e perceber que nossas atitudes, aquelas inusitadas, nos moldam e nos fazem ser quem somos.

O livro começa quando a autora recebe uma carta de um amigo, onde ele inicia dizendo "Uma semana roubada de férias na Escócia.". A partir desse ponto, a autora começa a discutir o que fazemos de nossa vida, nos lembrando que estamos encurralados em compromissos repetitivos e obrigatórios, não deixando tempo suficiente para que possamos realizar tarefas agradáveis que nos moldem e nos transforme.. Essas tarefas são amplas, podendo ser sutis como devanear sobre a vida, ou monumentais como acordar em Paris. 

O livro é como um diário, se passando dois meses dos quais ela cita possíveis atitudes que são o "sal da vida", nos mostrando que cada atitude está relacionada a um período da vida, tendo sinais da infância, adolescência e da fase adulta, mostrando que elas possibilitam que possamos criar uma bagagem e que possamos ser felizes através de simples atos. Pois o pronome "eu" está carregado de toda a nossa história, recordações e vivências, devendo assim, ser aproveitado cada minuto que temos em nossa vida para moldar o nosso "eu".

Ao final, ela nos disponibiliza quatro páginas para que possamos responder a seguinte pergunta : "Para você, o que representa o sal da vida?"
Ao pensar nisso, eu tentei imaginar que minha vida fosse uma refeição, da qual eu adiciono o sal para dar sabor a ela. Então, para mim, o sal da minha vida é toda e qualquer atitude que tempere, que de sabor de "vivência", que mescle todas as pequenas atitudes para criar meu "eu" em função das minhas experiências de vida, seja ela uma viagem, um livro lido, uma discussão ou até uma matéria na faculdade. Porque todas as sutilezas da vida tem a função de nos modificar.

Classificação:

Espero que tenham gostado da resenha e que possam refletir sobre o sal de sua vida...


Beijinhos!









Nenhum comentário:

Postar um comentário