{Resenha} O Vilarejo - Raphael Montes

Olá chuchus, como passaram a virada de ano? Hoje trago a resenha de um livro que ganhei num sorteio da Suma de Letras. Espero que gostem assim como eu gostei..

Título: O Vilarejo
Autor: Raphael Montes
Editora: Suma de Letras
Páginas: 96
Ano: 2015
Saiba mais em: Skoob
Compre em: Submarino  Americanas  Amazon


Sinopse: Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.
O vilarejo é um típico livro que te faz ler pausadamente para poder digerir todos os fatos que acontecem durante as histórias que são contadas, cada fato te deixa com os cabelinhos da nuca arrepiados, impossível não sentir náusea ao ler o livro, nem que seja apenas uma única vez. Este livro, por mais horripilante que seja, me fez devora-lo em apenas três horas, sim, apenas três horas de puro horror naquele pequeno vilarejo assolado pela nevasca e a guerra civil. Estou apaixonada, tanto pela história, quanto pelas imagens presentes em todo o livro.

Acho extremamente válido que estas sete pequenas histórias são de muitos anos atrás, pertencendo a um livro do padre Peter Binsfeld, que escreveu todos estes pequenos contos na sua língua natal: cimério. Então, sozinho, Raphael Montes os traduziu e nos possibilitou este grandioso livro. Lembrando que Binsfeld, em um de seus trabalhos, caracteriza um Inferno para cada um dos sete pecados, sendo estes: Asmodeus (luxúria), Belzebu (gula), Mammom (ganância), Belphegor (preguiça), Satan (ira), Leviathan (inveja) e Lúcifer (soberba).

As sete pequenas histórias se passam no vilarejo, onde a guerra civil e a nevasca assolaram os habitantes, que estão privados de alimentos e esperança de uma vida melhor. Em cada conto, um dos pecados capitais é tido como tema, mostrando a conduta das pessoas e suas consequências irreversíveis,  fazendo com que o vilarejo vá se dizimando lentamente através dos próprios moradores, que estão ligados tão profundamente em seus pecados capitais não se dando conta do eminente fim da população daquela região.

As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, pois os fatos não estão ligados em uma ordem cronológica. Mas, achei mais prudente ler na sequência, pois ,dessa maneira, consegui entender os detalhes contidos em cada conto, sendo que isto seria impossível de lesse, por exemplo, de trás para frente. Ao ler o título de cada conto, era possível saber o que estaria contido nas entrelinhas da história, pois o tema era associado ao inferno descrito pelo padre Binsfeld,.

Estou impressionada com a escrita, com o horror presente nos contos, e, acima de tudo, com as imagens presentes em cada texto (são muitas imagens, muitas mesmo). Segue abaixo algumas das muitas imagens presentes no livro.

Conto: Banquete para Anatole.

Conto: As irmãs Vália, Velma e Vonda.

Conto: A doce Jekaterina

Conto: Um homem de muitos nomes.

Uma alusão ao vilarejo.

Classificação:


Estou pasma até agora com esse livro, agradeço a Suma de Letras por ter me enviado, amei muitíssimo, estou apaixonada hehe..

Beijinhos!








Um comentário:

  1. Caramba! Parece mesmo de tirar o fôlego esse livro. Essas imagens estão incríveis. E para você ter conseguido devorar em apenas 3 horas. nossa! Deve ser incrível mesmo este livro.
    Beijos!
    http://eusuponho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir